quarta-feira, 17 de março de 2010

Impactos Ambientais Positivos

Nem só de impactos negativos caracteriza-se a atividade turística, o problema é que de certa forma os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente ainda superam os impactos positivos.

Não é possível desenvolver turismo sem que ocorram impactos ambientais, mas é possível, com o planejamento correto, gerenciar o desenvolvimento do turismo com o objetivo de minimizar os impactos negativos, ao mesmo tempo em que se estimulam os impactos positivos. (Cooper et.al.,2007. p. 211)

Mas quando a atividade turística acontece, ela traz consigo pontos positivos e melhorias, como por exemplo, o estímulo para a conservação dos recursos naturais que em alguns casos favorece a qualidade ambiental. Outros fatores podem aqui ser destacados por (Dias 2005. p.102) onde ele cita mais alguns benefícios da atividade turística:

1. Contribui para a conservação dos animais ameaçados;
2. Leva ao aperfeiçoamento do planejamento e do gerenciamento ambiental;
3. Contribui para o aumento da consciência ambiental;
4. Auxilia na obtenção de recursos para a preservação;
5. Contribui na geração de fontes de renda alternativas;
6. Constitui uma alternativa de exploração econômica das áreas protegidas.

O meio ambiente é praticamente a base do turismo, pois é baseado nos atrativos naturais, na busca pelo desconhecido, da aventura, de novas culturas, que o homem sente a necessidade de deslocar-se para outros lugares, utilizando- se do ambiente natural, o que leva ao processo de degradação do mesmo. É nesse momento que surge o conceito de Turismo Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário