quarta-feira, 17 de março de 2010

Turismo Sustentável

O homem sempre teve uma estreita relação com o meio ambiente, pois desde a sua evolução ao longo da história utiliza-se dos recursos naturais para sua sobrevivência. Com o passar dos anos o esgotamento dos recursos naturais trouxe a tona o problema da degradação ambiental, que fez com que se despertasse um maior compromisso com a preservação e conservação dos ecossistemas por parte da sociedade.

O turismo é um fenômeno que traz mudanças ao meio ambiente natural e construído, tal afirmativa levou a uma reflexão sobre os impactos ocasionados ao meio ambiente e a idéia de sustentabilidade.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) define turismo sustentável como aquele que:

Atende às necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras, e ao mesmo tempo protege e fomenta as oportunidades para o futuro. O desenvolvimento sustentável do turismo se concebe como um caminho para a gestão de todos os recursos de forma que possuam satisfazer-se as necessidades econômicas, sociais e estéticas, respeitando ao mesmo tempo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas que sustentam a vida. (Dias,2005. p. 107)

Como dito anteriormente, o turismo está intrinsecamente ligado ao meio ambiente, pois necessita do mesmo para acontecer. Segundo Dias (2005. p.108)
"O desenvolvimento sustentável do turismo está baseado num equilíbrio harmônico entre três dimensões: a econômica, a sociocultural e a ambiental " Ainda segundo o mesmo autor "o turismo deve levar em consideração permanentemente seus efeitos positivos e negativos nas três dimensões descritas anteriormente"

Com o aumento dos empreendimentos os impactos ambientais tendem a se intensificar.

O crescimento do interesse dos turistas pelos ambientes naturais tem elevado as preocupações sobre os impactos gerados pela atividade, porque a maior parte dos lugares que despertam a curiosidade dos viajantes é frágil, finita e apresenta de modo geral, alto valor conservacionista. (Dias, 2007. p 78)

Dentro de uma visão geral os espaços litorâneos são os que mais exercem fascínio aos turistas de todo o mundo, e junto as essas áreas houve um considerável crescimento de empreendimentos imobiliários que sem um planejamento adequado, acarretaram as esses locais danos ao meio ambiente, alguns deles já irreversíveis. Dias (2007.p.71) afirma que "para atingir a sustentabilidade no turismo, é imprescindível a participação do estado e a existência de planejamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário